terça-feira, 6 de março de 2012

Mulheres Cidadãs


 

Paiva Netto

De 27 de fevereiro a 9 de março de 2012, na Sede da ONU, em Nova York/EUA, ocorre a 56ª sessão da Comissão do Status da Mulher. No ensejo, a LBV apresenta recomendações para as autoridades participantes. Na revista "Boa Vontade Mulher" – preparada para o evento – defendo que o futuro do mundo depende essencialmente da atenção e da magnanimidade de suas mulheres. Temos extraordinários exemplos delas em todos os países, desde as mais destacadas às mais simples, a começar pela mais singela das mães. Aqui exalto, por oportuno, a grandeza da doceira de Goiás, no vasto interior do Brasil, e exímia poetisa Cora Coralina (1889-1985).
Tendo apenas instrução primária, ela publicou seu primeiro livro aos 75 anos de idade. A escritora tem seu rosto retratado no painel "A Evolução da Humanidade", no Salão Nobre do Templo da Boa Vontade, situado em Brasília/DF, Brasil. Disse a saudosa Cora: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".

É o talento do povo bem instruído e espiritualizado que transforma miséria em riqueza! A fortuna de um país situa-se, antes de tudo, no coração solidário e na consciência esclarecida de sua gente. É neles que se encontra a capacidade criadora. É assim em todas as nações. Há muito levantara-se Benjamin Franklin (1706-1790) para dizer: "A verdadeira sabedoria consiste em promover o bem-estar da Humanidade" (...).

PERY RIBEIRO  Diz velho aforismo popular que "filho de peixe, peixinho é".
Essa máxima foi demonstrada no talento de um dos maiores expoentes do canto popular brasileiro, com destaque para a Bossa Nova, o amigo e cantor Pery Ribeiro, que voltou à Pátria Espiritual na manhã da última sexta-feira, 24/2, aos 74 anos. Filho de Dalva de Oliveira (1917-1972) e Herivelto Martins (1912-1992), foi o primeiro intérprete da famosa composição "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, nos idos de 1963.


 

Dalva e Herivelto com o filho Pery Ribeiro: Foto pesso
O saudoso Pery Ribeiro gostava muito de ir ao Templo da Boa Vontade: "Cada vez que vou a Brasília, jogo as malas no hotel, vejo se tenho ensaio, pego um táxi e vou lá para o TBV, pois quero me energizar. Ali não importa de qual religião você é. O importante é estar dentro da Pirâmide e se energizar pelo que ela lhe oferece. E quando sai, a gente se sente leve, é uma sensação muito gostosa, de energia interior forte". Durante entrevista ao programa "Samba e História", da Boa Vontade TV (Canal 23 da SKY), Pery fraternalmente se expressou. O registro vem na revista Boa Vontade, edição 202, de junho de 2005: "Quero mandar um abraço ao Paiva Netto. Eu o conheci há muitos anos, na época do grande Alziro Zarur, e o Paiva deu continuidade à LBV. É algo maravilhoso. Sei que ele gosta muito de mim e eu gosto muito dele. Temos uma admiração mútua e desejo que Deus lhe dê vida longa para continuar essa Obra maravilhosa, à qual ele deu prosseguimento de uma forma magistral e divina".

Estimado Pery, a recíproca é verdadeira. Que o Pai Celestial o ilumine na nova jornada de sua existência, confortando o coração de seus entes queridos. Os mortos não morrem.

VIOLÊNCIA QUE ASSUSTA
Estamos consternados com o ato de violência praticado contra dois moradores de rua, no sábado, 25/2, em Santa Maria/DF. Conforme noticiou a mídia, um grupo de jovens ateou fogo nos mendigos enquanto dormiam. Depois de internados, um dos sem-teto, de 26 anos, faleceu no domingo, e o outro, de 42 anos, permanecia, até o fechamento desta coluna, em estado grave. Tamanha desumanidade requer dos órgãos constituídos e da sociedade urgentes medidas de prevenção. Um episódio que chama aos brios nossa condição de humanos.

________________________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja água parada!

A poluição causada pelo homem, mesmo sabendo que é parte da natureza, é que provoca a morte dos rios, das florestas, do ar, das nascentes,...