quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Centelha de Luz

Templo Budista em Brasília, foto João Preda

 

Você que está triste, achando que não há solução para as suas dificuldades, Inconformado com a vida, não fique assim. Há uma solução para resolver com precisão todos os seus problemas: da má sorte, da tristeza, da falta de amor, do vazio, da escuridão na alma e da tristeza que lhe apavora, causando dor em seu coração. Sei também que há momentos que você duvida, até de Deus. Acha que tudo está contra você. E passa a acreditar que a única saída é o suicídio. Ele é uma péssima ideia. Apocalipse 9, 6 “E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles”. Quando a dor apertar, por favor, lembre-se desta página de André Luiz, na psicografia do venerando Francisco Cândido Xavier (1910-2002):
Mais um pouco*1
"Quando estiveres à beira da explosão na cólera, cala-te mais um pouco e o silêncio te poupará enormes desgostos.
"Quando fores tentado a colaborar na maledicência, guarda os princípios do respeito e da fraternidade mais um pouco e a benevolência te livrará de muitas complicações.
"Quando o desânimo impuser a paralisação de tuas forças na tarefa a que foste chamado, prossegue agindo no dever que te cabe, exercitando a resistência mais um pouco e a obra realizada ser-te-á gloriosa bênção de luz.
"Quando a revolta espicaçar-te o coração, usa a humildade e o bom entendimento mais um pouco e não sofrerás o remorso de haver ferido corações que devemos proteger e considerar.
"Quando a lição oferecer dificuldade à tua mente, compelindo-te à desistência do progresso individual, aplica-te ao problema ou ao ensinamento mais um pouco e a solução será divina resposta à tua expectativa.
"Quando a ideia de repouso sugerir o adiamento da obra que te cabe fazer, persiste com a disciplina mais um pouco e o dever bem cumprido ser-te-á coroa santificante.
"Quando o trabalho te parecer monótono e inexpressivo, guarda fidelidade aos compromissos assumidos mais um pouco e o estímulo voltará ao teu campo de ação.
"Quando a enfermidade do corpo trouxer pensamentos de inatividade, procurando imobilizar-te os braços e o coração, persevera com Jesus mais um pouco e prossegue ajudando a todos, agindo e servindo como puderes, porque o Divino Médico jamais nos recebe as rogativas em vão.
"Em qualquer dificuldade ou impedimento, não te esqueças de usar um pouco de paciência, amor, renuncia e Boa Vontade, a favor de teu próprio bem-estar.
"O segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte de aprender, imaginar, esperar e fazer mais um pouco"
.
A razão da sua tormenta é que os seus olhos só enxergam trevas e escuridão, enquanto há muita luz em sua volta. Os Anjos protetores jamais lhe abandonam, eles estão o tempo todo ao seu lado, esperando apenas um pedido de socorro para lhe ajudar.  Você foi criado a imagem, idêntico a semelhança de Deus. O Onipotente é plena Luz e jamais permite que seus filhos permaneçam nas trevas. Mesmo quando estamos aparentemente no abismo, a Sua Luz chega a nossa alma, ainda que em pequenas centelhas, capazes de confortar a nossa alma e aliviar o nosso coração.  Deus está ao mesmo tempo em toda parte e espera apenas um pedido de socorro para nos ajudar. A solução definitiva para resolver todos os nossos problemas, está na capacidade de amar, compreendendo para sempre que Deus é a única solução para os nossos dilemas por mais íntimos que sejam.   

João Areis Preda
Jornalista e escritor


Nenhum comentário:

Postar um comentário