sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A cultura é uma fonte de renovação das mentes

2ª Flana-Feira Literária Anapolina

Os Escritores de Anápolis estão em festa. Pois vem aí a segunda FLANA, Feira Literária de Anápolis. Serão três dias de muita mitologia, onde o escritor terá a oportunidade de mostrar os seus trabalhos. Alunos da rede municipal, estadual e também particular, além da sociedade em geral, poderão enriquecer seus conhecimentos, mergulhando nos livros, dos mais diversificados assuntos impressos, devido à mentalidade diferenciada de cada escritor.
Anápolis hoje é uma referência cultural do Estado de Goiás, só nos últimos cinco anos, foram mais de 200 títulos lançados. A cultura é uma fonte de renovação das mentes, podendo transformar os metais grossos da cabeça das pessoas em ouro do entendimento e de sabedoria.                                                      Ao falar com Simone Athayde – escritora, membro da comissão organizadora da 2ª FLANA, percebe-se em suas palavras o empenho em promover a cultura.                                                                                              Em comemoração ao dia da Cultura, e como parte de um amplo trabalho de incentivo à literatura, a União Literária Anapolina e a Academia Anapolina de Letras realizarão nos dias 4, 5 e 6 de novembro a 2ª FLANA, Feira Literária de Anápolis. A primeira edição da FLANA aconteceu em 2014, como um projeto embrionário para novas edições que deverão se seguir a cada dois anos. Os principais objetivos da Feira são os de valorizar e divulgar as obras produzidas pelos autores anapolinos, além de promover o intercâmbio entre sociedade e escritores, e dos escritores entre si. Tendo em vista que Anápolis conta hoje com quase duzentos associados à ULA, e que vários nomes de talento têm surgido graças a Projetos como o “Anápolis em Letras, Fatos e Imagens”, o evento literário é uma necessidade clamada por essa classe cultural.   
Neste ano, a Feira Literária contará com uma novidade, a Flaninha. Inspirada pela Flipinha de Paraty, é a parte do evento dedicada ao público infantil, com estrutura própria e programação totalmente dedicada aos pequenos.
A FLANA escolheu como escritora homenageada a decana da poesia, Cora Coralina, enquanto a Flaninha homenageará a poetisa Sônia Maria dos Santos, ainda pouco conhecida pelo público, mas com grande prestígio entre a crítica especializada.
Além da presença de escritores que divulgarão e comercializarão seus livros, haverá uma série de eventos artísticos, como palestras com expoentes goianos, oficinas, lançamentos de livros, estande para troca de livros, apresentações teatrais, contação de histórias, performances artísticas, declamações e show com cantores anapolinos após as 18 horas. Teremos também o Espaço Cora Coralina, onde haverá a divulgação ininterrupta da vida e obra da escritora goiana através de slides, fotos e poemas, e exposição de arte de Napefi, artista plástico homenageado nesta edição da FLANA.
Para a realização de um evento que deseja entrar para o calendário cultural de Goiás, é primordial que se realizem parcerias. O Senac, Sesc, patrocinadores, Fundação Frei João Batista Vogel, escritores, artistas, cantores e editora Kelps são alguns dos parceiros que concretizarão o sonho da 2ª FLANA. Não podemos deixar de citar os nomes de nossos colegas da comissão organizadora: Natalina Fernandes, Roberto Brenner, Marcos Leonardo de Souza, Solemar Oliveira, Izildinha Porto, Giovanni Tronconi, Gabriela Campos, Valéria Litvac, Elaine Machado, João Preda, Thâmara Machado, Elaine Machado, Lilly Araújo, Geraldo Monteiro, José Fábio, Edna Elói, Flávio Amorim, Dalci Barbosa, David P Rocha, Ana Maria Rocha e Simone Athayde”.



Serviço: No Hall do Centro Administrativo, em frente ao Teatro Municipal.
Abertura, 4 de novembro às 8h30min, acontecerá nos dias 4, 5 e 6.
Av. Brasil nº 200, Centro.


João Areis Preda
Escritor e jornalista



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja água parada!

A poluição causada pelo homem, mesmo sabendo que é parte da natureza, é que provoca a morte dos rios, das florestas, do ar, das nascentes,...